Indústria Notícias PlayStation Rumor

Crise de chips de memória pode adiar sucessor do PS5 para 2028

PS5
Entre no nosso grupo de promoções

Uma nova crise de componentes pode mudar os planos da próxima geração de consoles: segundo informações de bastidores divulgadas recentemente, a escassez e o preço alto de chips de memória podem empurrar o lançamento do sucessor do PlayStation 5 para 2028 ou até 2029.

O motivo: IA e Data Centers

A raiz do problema não é exatamente a produção de videogames, mas sim a explosão da Inteligência Artificial. Empresas gigantes (como Google, Amazon e Microsoft) estão comprando volumes massivos de memória para alimentar data centers de IA, o que inflacionou o preço e reduziu a disponibilidade de componentes essenciais, como a memória RAM usada em consoles.

O impacto na Sony e no mercado

Diante desse cenário de custos elevados, a Sony estaria avaliando estender o ciclo de vida do PS5. Lançar um novo hardware agora ou em 2027 poderia significar um preço final muito alto para o consumidor ou margens de lucro inviáveis. A estratégia seria esperar o mercado de memórias se estabilizar, o que deve acontecer mais para o final da década.

O que isso significa para o jogador

Se o adiamento se confirmar, o PS5 deve ganhar uma “sobrevida” oficial, recebendo grandes lançamentos por mais tempo do que o padrão de 7 anos de geração. Isso também dá mais tempo para quem ainda não migrou para a geração atual aproveitar o console sem medo de ele ficar obsoleto tão cedo.

E você: acha que 2028 é longe demais para um PS6, ou o PS5 ainda tem muito o que entregar antes da troca de geração? Comenta aí.

Mania Games

Mania Games

About Author

Fundador do Mania Games e entusiasta da indústria de jogos. Especializado na cobertura diária de lançamentos, reviews e dicas estratégicas para consoles e PC. O seu objetivo é transformar a paixão pelos videojogos em informação de alto valor e utilidade para todos os tipos de jogadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *